As impressoras a laser necessitam de cartuchos de toner com chip. O chip no cartucho de toner indica a vida útil de forma eletrônica e limita o número de impressões baseado em um contador presente nesse chip. Ou seja se um toner tem a vida estima em mil impressões, quando atingir mil impressões o chip irá informar a placa lógica que é necessária a troca do toner. A partir desse momento a depender do modelo da impressora não será mais possível fazer impressões sem trocar o cartucho de toner.
Porém é muito comum que mesmo após o chip informar fim da vida útil daquele toner ainda tenha pó de toner presente no compartimento do cartucho, logo o cartucho de toner poderia fazer mais impressões e diminuir o custo por página. Outra possibilidade seria se não houvesse a limitação eletrônica pelo chip do cartucho de toner a recarga do cartucho com pó de toner tornando o custo por página ainda menor.
E é possivel eliminar o uso do chip nos cartuchos de toner? Sim, muitos modelos de impressoras a laser suportam essa possiblidade com o uso de resets, que tornam o nível eletrônico do suprimento sempre 100%. Pode ser aplicado ao nível de vida útil da unidade de imagem em alguns modelos de impressoras. Vale ressaltar que algumas versões de firmware em modelos que suportam esse procedimento necessitam de downgrade com interferência direta em algum componente da placa lógica. Fornecemos os binários para que o procedimento seja feito por um técnico especializado mas não podemos nos responsabilizar pelo sucesso do mesmo, por isso recomendamos que a placa lógica seja enviada a nós para que nossa equipe realize o procedimento na placa lógica e adendo a isso aplique o reset.